1. LANÇAMENTO DO PLANO DIRETOR PARTICIPATIVO

As discussões da Revisão do Plano Diretor Participativo do Município se iniciaram 22 de março com grande presença de público!

A Prefeitura de Louveira iniciou em dia 22 de março (terça-feira) as discussões da revisão do Plano Diretor Participativo do Município. O ponto de partida do processo foi uma Audiência Pública na Câmara Municipal, aberta à participação popular.  No encontro foram apresentados os detalhes do processo de revisão do plano, como datas de reuniões nos bairros, formas de participação popular e os objetivos centrais da discussão. Acompanhe: 

broken image
broken image

Saiba mais clicando aqui

O Plano Diretor

O Plano Diretor é uma lei municipal que será elaborada com a participação de toda a sociedade. Ele organiza o crescimento e o funcionamento do município. No Plano Diretor está o projeto da cidade que queremos construir para os próximos dez anos, um lugar melhor parase viver.   

Um Plano feito com a participação de todos ajuda a garantir o direito à moradia, ao transporte público, ao saneamento básico, a energia elétrica, a iluminação pública, a comunicação e oacesso a equipamentos de educação, saúde e lazer. O plano vale tanto para as áreas urbanas como rurais. 

Revisão

O Estatuto da Cidade (Lei Federal 10.257/2001), no § 3º do seu artigo 30, determina que, pelo menos, a cada 10 (dez) anos, o Plano Diretor deve ser revisado.

Em Louveira, a última revisão foi realizada em 2019, mas ela foi barrada pela Justiça por não ter havido, durante o processo, transparência e participação popular adequada.

Para a revisão, a Prefeitura de Louveira contratou a Demacamp, uma empresa especializada para conduzir o processo de revisão do Plano Diretor Participativo neste ano. A empresa está trabalhando desde fevereiro na preparação do processo de elaboração do plano, com a montagem dos cronogramas e o planejamento das reuniões e da participação popular.

Participação popular

O principal objetivo é levar as discussões do plano a todos os moradores, mobilizando a cidade em torno da construção de um documento que preserve os interesses coletivos em relação aos desejos individuais.

Pela proposta, durante o processo, a Prefeitura quer ouvir todos os segmentos do município, desde os cidadãos comuns até os setores produtivos.

Todos que quiserem participar com sugestões ou questionamentos terão oportunidade de se manifestar nas diversas reuniões que serão realizadas nos bairros da cidade ao longo do ano.

Divulgação

Para divulgar todo o processo, a Prefeitura está preparando ações de comunicação em diferentes canais e formatos para levar o assunto a toda a cidade.

Haverá amplo compartilhamento de material pelas redes sociais. Também está sendo produzida uma cartilha impressa, vídeos explicativos e conteúdo que será distribuído para a imprensa regional.

Uma página específica para o Plano Diretor Participativo será disponibilizada no site oficial da Prefeitura para publicidade de todos os passos do processo e com possibilidade de interação popular.

No dia da primeira audiência, uma cartilha didática será distribuída para todos os presentes com explicações sobre o Plano Diretor e o processo de sua revisão participativa.

Faixas e cartazes serão usados para chamar a participação dos moradores nas reuniões que vão acontecer nos bairros ao longo do ano, e todos os passos serão documentos e divulgados pela Prefeitura em seu site e nas redes sociais.

Carros de som também vão circular por todos os bairros informando os moradores sobre os encontros e convidando para que participem dos debates para construção de uma cidade melhor para todos.

O cronograma prevê que o projeto de lei do Plano Diretor Participativo estará concluído no início de outubro para, então, ser enviado à apreciação da Câmara Municipal. 

Fique atento  para atualizações e chamadas. Deixe seu e-mail no campo abaixo e aperte "subscribe" para receber notícias e novidades na sua caixa postal!